O Pelourinho é um dos pontos mais tradicionais do turismo na capital baiana

O Pelourinho é um dos pontos mais tradicionais do turismo na capital baiana

Quer privilégio maior do que visitar Salvador guiado por quem conhece bem a cidade? A cantora Daniela Mercury, que nasceu, cresceu e vive na capital baiana, montou um roteiro imperdível para quem quer aproveitar os poucos momentos de folga do Carnaval e apreciar belas praias, pontos históricos e a intensa diversidade cultural da região.

Pelourinho

Lá estão as igrejas e casarões, os museus, as ruas de pedra e todos os lugares estreitamente relacionados à história do Brasil.

Sorveteria Cubana do Pelourinho (Rua Portas do Carmo, 12. Tel.: 3321-6162)

A sorveteria serve um coco batido maravilhoso e o bolinho de arroz também é uma delícia. De lá, é possível apreciar ainda uma linda vista para uma parte do centro histórico e a Baía de Todos os Santos.

Museu de Arte Moderna / Solar do Unhão (Avenida do Contorno, 8. Tel.: 3329-0660)

É um lugar encantador. Tem uma vista belíssima para a Baía de Todos os Santos, além de um restaurante e um café muito aconchegantes e com ótimo cardápio.

Curuzu

Um dos bairros que mais representa a resistência e a exaltação da negritude. Todos os anos, durante o Carnaval, dá para acompanhar a saída do Ilê Ayê, um espetáculo emocionante.

Igreja de São Francisco (Praça Anchieta)

Em seu interior estão afrescos e pinturas do período colonial.

Praça Castro Alves, Avenida Sete e Rua Carlos Gomes

Vale sempre a pena visitar o poeta e depois seguir pela Carlos Gomes até a Avenida Sete. Nesse percurso, é possível ver arquiteturas antigas e conhecer um pouco mais da história da cidade.

Com o pé na areia

Não poderia esquecer das ruas e praias de Itapuã, das praias de Stella Maris e da praia do Porto da Barra. No Porto, o mar tranquilo forma piscinas: uma delícia para o banhista.

Cozinha deliciosa

Para apreciar a culinária, sugiro o Soho (Av. Contorno, 1010. Tel.:3322-5445) , o Café do Museu Rodin (R. das Graças, 284. Tel.: 3117-6983) e também o Pereira (Avenida Sete de Setembro, 3959. Tel.: 3264-6464), na Barra.