A fitinha do Bonfim, um dos símbolos da Bahia

A fitinha do Bonfim, um dos símbolos da Bahia

Agora que o Carnaval acabou, os turistas começam a deixar Salvador e a cidade volta a ter um de seus maiores charmes: a peculiaridade de seu vocabulário. Muito além de chamar as pessoas de “meu rei” ou “mainha” ou de soltar um “oxe” para pontuar cada frase, o baiano usa tantas palavras diferentes que merece um dicionário próprio.

O Direto do Trio procurou algumas dessas palavras ou expressões que podem soar estranhas para um ouvido pouco acostumado, mas ajudam a dar toda a malemolência presentes no cotidiano da Bahia.

Baba: é o mesmo que a tradicional pelada, uma partidinha de futebol entre amigos.

Borboleta: não se espante se ao entrar no ônibus alguém te pedir para passar logo a borboleta, que é como os locais chamam a catraca.

Cacetinho: de acordo com a imprensa baiana, a população da Bahia consome 650 milhões de cacetinhos por mês. Ficou espantado? Pois a palavra que pode soar estranha nomeia o popular e tradicional pão francês.

Cerveja periguete: o divertido nome é usado para aquelas latinhas de cerveja que são menores do que as tradicionais. As periguetes fizeram a festa dos turistas durante o Carnaval.

Comer água: significa beber álcool em grande quantidade. Na mesma linha, há as expressões “estar em uma água dura” ou “estar nas águas”, que é o mesmo de ficar de porre.

Massa: uma das palavras mais usadas pelos baianos, quer dizer que algo é muito legal, interessante ou espantoso. É massa!

Na moral: a expressão toma o lugar do mais formal “por favor”, mas também pode servir para uma reclamação.

Reggae: ao ser convidado para um reggae, não pense que vai ouvir alguma música de Bob Marley. A palavra é sinônimo de festa, balada ou encontro entre amigos.

Retado: ficar chateado, bravo ou preocupado com alguma situação.

Se picar, partir a mil, se sair: ir embora.

Véi, desgraça ou miséria: os baianos têm diversas maneiras de chamar os amigos, cada uma delas mais engraçada e íntima do que a outra. Todas, entretanto, demonstram o carinho que se tem pela pessoa.