Dia das Crianças - MSN EspecialDia das Crianças - MSN EspecialBebestoreBuscapéGradiente
http://estilo.br.msn.com/tempodemulher
Atualizado: 11/10/2012 20:48 | Por Da Redação, http://estilo.br.msn.com/tempodemulher

Brincadeiras e jogos tradicionais para o Dia das Crianças



Thinkstock

Thinkstock

Da REDAÇÃO

Todo adulto que cresceu antes da revolução tecnológica faz questão de lembrar de seu tempo de criança, onde brincar nada tinha a ver com ficar sozinho na frente de um aparelho que pensa por você. As brincadeiras eram as de rua, ao ar livre, onde a criançada corria, pulava, gritava, chutava bola, escalava árvores e sujava as roupas quando praticava jogos e esportes em equipe. Em 12 de outubro, comemorado o Dia das Crianças, que tal voltar ao passado e convidar seu filho para brincadeiras em família?

“Vários são os benefícios do brincar entre pais e filhos, talvez o mais rico seja a oportunidade de se conhecerem melhor numa situação verdadeiramente feliz. Poderão conversar, estabelecer vínculos afetivos desinteressados, autênticos, ensinar limites e regras. Isto tornará inclusive mais fácil para os pais estabelecerem regras e limites em situações futuras, pois o filho buscará, ao obedecer, a recompensa de brincar novamente”, opina o gerente geral da Fundação Acampamento Paiol Grande, Ricardo Steinle de Moraes.

Para o médico pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Sylvio Renan, as crianças devem sim usufruir da tecnologia, desde que não virem reféns delas. “Os baixinhos devem ser incluídos neste mundo tecnológico, até porque eles são desta geração”. Mas alerta para a importância de uma infância mais saudável, já que cada vez mais se vê crianças “estressadas, atarefadas e vítimas de obesidade. Nas últimas décadas, foram substituídas as brincadeiras de rua, o jogo de quebra-cabeça, os brinquedos lúdicos e manuais. A atividade física, ainda que mínima, foi deixada de lado. E isto tem reflexo no desenvolvimento e na saúde das crianças. Neste dia 12 de outubro, os pais devem mesmo é incentivar as brincadeiras, as relações com os amigos, as descobertas, o aprendizado, passeios e o convívio em família”, recomenda o pediatra.

Para pais e filhos se divertirem juntos no Dia das Crianças e também depois da data, Ricardo Steinle, também graduado em Parques, Turismo e Recreação pela Western Illinois University/EUA, deixa dicas de brincadeiras que valorizam o contato, a confiança e a troca entre pais e filhos. Confira!

DICAS PARA PAIS E FILHOS SE DIVERTIREM JUNTOS NO DIA DAS CRIANÇAS

Curta a página oficial da Ana Paula Padrão no Facebook

*Tempo de Mulher: Facebook / Twitter

MSN Brasil no Facebook

Você viu?

  • Profissão perigo

    Limpadores de janelas arriscam suas vidas trabalhando nas alturas

  • Cena quente

    Casal de atores de 'Império' abusa da sensualidade

  • Nova musa do UFC

    Felice Herrig faz ensaio sensual antes de estreia no octógono

  • Moda das ruas

    Veja como estilistas têm se inspirado nos looks da população anônima

  • Pintura tecnológica

    Aquarelas animadas em 3D de Aaron Becker são espetaculares; conheça

Shopping